01/06/07

Já somos o espaço do mês...

A malta do Blog, (www.conspiracaoas7.blogspot.com), vai eleger o nosso espaço como sitio do mês.
Apetece-me dizer uma coisa que dizia em criança: “ Embrulha Pimentão”.
Grande abraço e obrigado àqueles que escrevem, aos que comentam que são os mais importantes e a todos os anónimos que deixam mensagens.
Sinceramente obrigado por não deixarem que o nosso espaço fique enfadonho, gordo e pesado.
Abraços e Beijos.

Venezuela











A Liberdade de Expressão segundo Hugo Chavez...



Republica? da Venezuela?
Liberdade de expressão – a luta do Século XXI em todo o mundo não só na América Latina
Diogo Luís










































Comprar casa

Entrei numa aventura que consiste em comprar casa na continuidade territorial, (que muito custa admitir ao Eng.º Sócrates), do território nacional, que, é a minha bela e esplendorosa Ilha da Madeira.
E, encontro-me num estado de nervos absolutamente esgotante dado o ritmo frenético de recolha de documentação e revolta por serem necessários tantos documentos.
Deparo-me com idas constantes à Câmara Municipal do Funchal, com autenticações de documentos, com regras, leis, imposições, impostos e por último com discussões sobre “spreads”, (que nome tão feio não o repito mais). Sei quais as taxas de lucro dos bancos, também sei quais são os valores que estes querem que eu pague. E também sei que disse ao bancário que a única coisa que queria ter era uma casa portanto, ele só teria de me afirmar quanto é que teria de pagar para ter o meu refúgio. Aquele espaço onde quero amar e ser amado, escrever, gritar de alegria, saltar, pular, receber amigos e brigar com as crianças que atiram bolas para os meus estores.
Mas meus amigos por mais que saiba, há sempre um documento a entregar portanto, não me demoro mais com este texto porque ainda faltam dois.
Bom fim-de-semana.

31/05/07

Quer um orgão?

Certo dia, houve uma pessoa que me disse que a sobrevivência mental das sociedades Ocidentais estava por um fio, aliás, duraria meia dúzia de anos. Na altura, pensei que era uma conversa alienada, típica de pessoas que trabalhavam na aviação, (sim porque eu já fui comissário de bordo e aquele ambiente é muito particular), mas agora, reconheço algum mérito a quem efectuou esta análise. Comecei a reconhecê-lo ontem depois de ter visto uma reportagem sobre um reality show holandês de doação de órgãos o “The Big Donorshow” (o show do grande doador).
Neste concurso transmitido às sextas-feiras, uma mulher de 37 anos irá escolher uma de três pessoas com problemas de rins para doar os seus.
Espero que o “Zé Maria” não leia este texto.
Portanto quem precisar de rins passe por aqui.

Greve fracassada

Os numeros da greve estão aqui.
Pobres profissionais de sindicatos. Será que o Manchester United não quer nenhum ? Já que levaram uma das nossas melhores pérolas, (Nani), levem os excrementos também.

30/05/07

Assim não...

Não fiz greve, concordo com ela mas, não a fiz!
Sei que o direito à greve está consagrado na lei. Mas também sei que não se resolvem os problemas de um país não produzido.
O que realmente sei é que estes sindicalistas são os mesmos de há vinte anos. A única coisa que mudou neles foi o “couro cabeludo” dado que antes tinham cabelo e barbas compridas e agora, não o têm, e, barba nem vê-la (porque sindicalista profissional que se preze deve estar minimamente apresentável. Onde será que compram aquelas camisas?). Não concordo com os profissionais de sindicatos, como também, discordo com os profissionais da política (mas estes pelo menos deixam alguma obra). Concordo com a convicção, com o desejo de ajudar o próximo e nunca com a profissionalização da ajuda e apoio.
A forma como estão a lidar com os funcionários públicos é abjecta, bem como, a quebra dos vínculos laborais e o saque às poucas regalias existentes é pouco entusiasmante.
Eu preciso de sindicalistas com amor à causa, daqueles que possuíam uma força que não dobrava, e, gritavam como um pescador o faz em alto mar de amor pela sua amada.
Preciso de mais. ISTO NÃO !!!

Curiosidades



Nas minhas deambulações pela net, descobri um site que considerei absolutamente fantástico. (http://www.misteriojuvenil.com/ ).
Um espaço que permitiu recordar a minha infância boa, farta e com muitos amigos, obviamente responsável por não ter transportado ressabiamentos e traumas ao alcance de pessoas infelizmente maltratadas.
Recordei os desenhos animados que via, os vídeos que pedia ao meu Pai para trazer quando viajava, as imitações que fazíamos ao que assistamos e a Televisão que abria às cinco da tarde (17:00). Lembro-me de um projecto de construção de uma casa na árvore, na quinta do meu tio – avô em santo António, inspirada nas “Aventuras de Tom Sawyer”(só que a dele acertou). As recordações são mais do que muitas. Mas como eu não vivo do passado, compreendo que aquelas histórias escritas por adultos eram uma crítica e um reflexo do que se passava nas sociedades ocidentais.
Logo, quando ouvi a música da série “Árvore dos patafurdios”, lembrei-me dos patafurdios que por aí proliferam, em grupo, com um semblante confiante de que sabem alguma coisa quando na verdade foram infelizes nas suas infâncias.

29/05/07

Crónica do Diogo


O que não se ensina nas escolas


Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência numa escola secundária. Ele fala sobre como a “política educacional de vida fácil para as crianças” tem criado uma geração que não tem o conceito da realidade e como esta política tem levado pessoas a falharem nas suas vidas profissionais, depois da escola. Bill Gates falou em menos de cinco minutos, foi aplaudido mais de dez minutos sem parar, agradeceu e foi-se embora no seu helicóptero….

REGRA 1A vida não é fácil, acostumem-se a isso.

REGRA 2 – O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele antes de vocês se sentirem bem convosco próprios.

REGRA 3 – Vocês não vão ganhar 5.000 dólares por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão directores de uma empresa com carro e telefone à disposição antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.

REGRA 4 Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um chefe. Ele não vai ter pena de vocês.

REGRA 5Vender jornais velhos ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos avós têm uma palavra diferente para isso, chamam-lhe oportunidade.

REGRA 6Se fracassarem a culpa não é dos vossos pais. Por isso, não os culpem dos vossos erros, aprendam com eles.

REGRA 7 – Antes de vocês nascerem, os vossos pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir-vos dizerem que eles são “ridículos”. Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando consertar os erros da geração dos vossos pais tentem primeiro limpar o vosso quarto.

REGRA 8 – A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas chances quantas vocês precisarem para acertar. Isto nada tem a ver com a vida real. Se pisarem o risco, são despedidos…Façam bem à primeira!

REGRA 9 – A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão Verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.

REGRA 10A televisão não é a vida real. Na vida real as pessoas têm de largar o “barzinho” ou a boite e ir trabalhar.

REGRA 11Seja simpático com os “estudiosos”, aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem trabalhar para eles um dia.

Diogo Luis

28/05/07

Começo por saudar as pessoas que acederam ao blog... Obrigada por disporem do vosso tempo e da vossa leitura.
Há tempos, tive a oportunidade de investigar a ocorrência de um fenómeno que se está a verificar na nossa ilha...
Não sei se já reparam, mas, a nível da restauração, estamos a verificar um "boom" no aparecimento de "cafés-galeria", ou outros espaços alternativos à exposição de arte. São, no fundo, estabelecimentos que aliam o lazer e o prazer à arte e à cultura. Refiro-me aos restaurantes "Segurelha" e "Fora d'horas", aos cafés "Chocolarte", "Coffee.Break", "Cup&Cino" e "Qasbah". Este "fenómeno" já atingiu, inclusive, o Caniço ("Casa de Chá, Tentações de Jasmin"), a Ponta Delgada ("Galeria Café"), e o Estreito da Calheta! ("Arte Café").
Antigamente, os cafés eram verdadeiros palcos de cultura. Neles ocorreram tertúlias, saraus, debates, conferências,... Serviam de ponto de encontro de políticos, revolucionionários, escritores, artistas plásticos, actores, médicos, entre outras "dignidades" de labor honorífico.
Com a PIDE, veio a perseguição e muitos espaços que viviam da afluência destas elites fecharam.
Hoje, sem a PIDE, as pessoas deixaram de se encontrar no café para "tertuliar" ou debater assuntos sociais (as refeições de negócios não contam!). É sob esta perspectiva que muitos proprietários visam "renovar" o seu conceito de café: "passada" a era literária, eis que os cafés tentam alimentar o gosto nas pessoas que os frequentam para poderem ter um "olhar atento sobre a arte". Já que as pessoas não vão às Galerias ou Museus, por falta de tempo, ou por questões financeiras, estes espaços revelam-se verdadeiras alternativas para o contacto com a arte/cultura, já que mudam de exposição mensalmente.
Para além destas vantagens, estes estabelecimentos fornecem as condições necessárias para que os nossos jovens artistas possam expor. Satisfazem-se, assim, as necessidades das pessoas com as dos artistas: as pessoas precisam de "Arte", e os artistas de um lugar para realizar as suas exposições e de público, que aprecie (ou não) os trabalhos que elaboraram.
Nada como "ver para crer"... Em Espanha, sobre um intelectual que não frequentasse tertúlias, dizia-se que lhe faltava café, por isso, aproveitem as vossas pausas e tomem café com Arte! Vão ver que até vos vai saber melhor!
Até para a semana.
Lénia Serrão

Exposição ROD COSTA

Aqui está uma sugestão para o dia 29 de Maio na galeria da Mouraria, exposição do Fotografo ROD COSTA com o nome "Analogikas".
Segundo ROD COSTA, " O fascínio de um momento não avdém do seu suporte mas sim do pensamento".
Vale a pena acompanhar os jovens artistas.
Não falte.

27/05/07

Lufada de ar fresco na politica espanhola

Caros colegas.
Esta senhora que posa para esta foto, é uma candidata do partido político espanhol PSE-EE na localidade vizcaina de Abanto.
É uma ideia que poderia “pegar de estaca” na política portuguesa dado que, por vezes os manifestos eleitorais são os que menos contam.
Aqui fica a ideia!
P.S. Esta informação foi extraída do blog www.ultraperiferias.blogspot.com que tem como fonte o jornal (EL mundo). Informo também que o autor deste espaço (Luís Filipe Malheiro) já incluiu o nosso endereço nos seus links.

Taça e Curiosidades


Eu hoje estou particularmente inquieto, e, confesso que estou a ter alguma dificuldade em escrever este texto porque, o meu Sporting vai disputar dentro de algumas horas o segundo troféu mais importante do futebol nacional, que, é a Taça de Portugal.
Mas, como homem de fé que sou, e, adepto de um clube que quando ganha fá-lo com enorme sofrimento, encontro-me preenchido por uma gigantesca ansiedade proporcionada pela disputa do “caneco”. Apetece-me também chamar a todos os que se me depararam pela frente gordos, feios de cabelo vermelho (cabelo vermelho deriva da cor do rival).
E, por falar em vermelho, a cada dia que passa sinto que o mundo está cada vez mais estranho porque os cientistas britânicos criaram um novo tipo de sangue denominado de “Sangue de plástico”.
Repararam bem no parágrafo anterior? Criaram sangue de plástico… Será que a partir de agora, a expressão sangue do meu sangue deixará de existir? Sim porque quando uma criança efectuar uma proeza altamente valorizada pelos país latinos tal como, partir os vidros da vizinhança com um remate certeiro e em muito semelhante ao de uma estrela de futebol, o pai pode em semblante carregado afirmar que a criança austenta uma força interminável e só comparada aos deuses da mitologia grega devido ao facto de possuir sangue de plástico nas suas veias.
Bem como já devem ter percebido o meu forte hoje não se prende com a imaginação.
Para terminar eu gostaria de dar um bem-haja à ciência e aos cientistas por esta enorme evolução que certamente salvará vidas.
E se quiserem saber mais sobre esta criação cliquem aqui.
Viva ao Sporting.