14/06/07

Selo do carro

Caros leitores.
Quem estiver interessado em pagar o Imposto Municipal sobre veículos “Selo do carro” pode carregar aqui, que, será direccionado para o link do site das finanças.
Depois é só colocar o contribuinte, senha, imprimir um documento e ir a uma caixa “Multibanco” para pagar.
O “selo” chegará a casa via postal. Quem é amigo quem é?
Abraços e Beijos

José Saramago - Escritor apela à insubmissão

José Saramago: "Não conheço nada mais estúpido que a esquerda"
Saramago falava na conferência “Lições e Mestres”, em Santilhana del Mar, no Norte de Espanha

A esquerda "deixou de ser esquerda" e tornou-se "estúpida", afirmou Prémio Nobel da Literatura José Saramago, que acusou também os governos de estarem a tornar-se "em comissários do poder económico".
"Já não há governos socialistas, ainda que tenham esse nome os partidos que estão no poder", afirmou hoje o escritor a respeito de executivos como o português e o italiano, citado pela agência EFE no último dia da conferência "Lições e Mestres", em Santilhana del Mar, no norte de Espanha."Antes gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda", afirmou o octogenário escritor e militante histórico do Partido Comunista Português.Saramago foi um dos pensadores cuja obra foi focada na conferência, juntamente com as de Carlos Fuentes e Juan Goytisolo.Fugindo ao tema literário, Saramago acabou por dedicar grande parte da sua intervenção aos problemas das democracias contemporâneas, que na sua opinião "não passam de plutocracias", e apelou à insubmissão da população, segundo relata a agência espanhola."O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio", acusou."É altura de protestar"Para Saramago, "é altura de protestar, porque se nos deixamos levar pelos poderes que nos governam e não fazemos nada por contestá-los, pode dizer-se que merecemos o que temos"."Estamos a chegar ao fim de uma civilização e aproximam-se tempos de obscuridade, o fascismo pode regressar; já não há muito tempo para mudar o mundo", afirmou José Saramago.A obra do escritor português foi apresentada por Laura Restrepo, numa sessão que contou ainda com a presença da brasileira Nélida Pinhon e dos escritores Juan Goytisolo e Carlos Fuentes.Saramago revelou que está a escrever um novo livro, sem adiantar pormenores.O escritor português defendeu que não existem géneros, mas sim "espaços literários", que admitem de tudo ― ensaio, filosofia, ciência ou poesia ―, e expressou a sua admiração pelo checo Franz Kafka, "a grande figura literária do século XX".

Nova Proposta de José Sócrates

Confesso que ainda não tive tempo para me debruçar sobre esta temática.
Mas parece-me uma boa proposta do Primeiro - ministro de Portugal.
O artigo extraído do Diário de Notícias de Lisboa está aqui.
Podem consultá-lo e dar a vossa opinião.

13/06/07

Amigo Donato

Amigo Donato, como vais? Tudo bem com tua recuperação?
Isso é que é o fundamental, que tudo te corra bem.

Só umas linhas para dizer que gostei muito da tua mensagem, gostei mesmo, fizeste muito bem em aplicar a ironia e o humor na tua “espécie de resposta”.
Como deves saber o respeito mútuo (não confundir com elogio mutuo) nasce de entendimentos francos e honestos, são essas algumas das bases do relacionamento humano (não é preciso ser “bruxo” para saber isso, vem com o que aprendemos na e da vida). Tento sempre ser assim em tudo o que me importa, começando por mim mesmo, tento, não sei se sempre consigo, de certeza que não.

E porque tento ser assim?
Não sei, se calhar foi por tomar responsabilidades desde cedo, tenho 40 anos e trabalho desde os 16 anos, não sei o que fazias em 1982 mas se calhar já tinhas algo definido para a tua vida ou não?
Sabes perfeitamente como eu Donato que o trabalho e responsabilidades não fazem mal a ninguém.

Se calhar sou assim por trabalhar e estudar em período pós-laboral desde essa data, o que é novidade para alguém é o meu modo de vida desde 1982, e ainda continuo, apesar de um intervalo para DAR PRIORIDADE À FAMÍLIA…
Sabes Donato, temos de saber estabelecer etapas e prioridades na nossa vida e sobretudo viver os momentos certos nas alturas certas da nossa vida (escolhe-las é com cada um).

Se calhar é por me ter casado aos 23, e levar já 17 anos de casamento com dois filhos maravilhosos que são os meus tesouros de vida.
Sabes Donato saber tomar responsabilidades de alma e coração não faz mal a ninguém, antes pelo contrário, as decisões tomadas de alma e coração são o sal da nossa vida.

Os Clubes de futebol, as Associações Caritativas, as SAD´s, os Sindicatos, os Centros Culturais e Desportivos a que pertenço como membro eleito ou nomeado, isso não é nada comparado com o que é importante para mim, aliás nem têm nenhuma importância porque estou desde já a me preparar para sair de muitas delas e dar prioridade absoluta ao Curso de Ciências da Cultura.
Para mim tem prioridade sobre tudo o resto A MINHA FAMÍLIA (que construo todos os dias), A MINHA CULTURA (e o que posso aprender todos os dias), OS MEUS AMIGOS E COLEGAS (sempre por esta ordem, primeiro Amigos e depois colegas).

Agora, sabes porque vou dar prioridade aos estudos?
Para ser melhor pessoa, para corrigir os meus MUITOS DEFEITOS QUE TENHO, PARA EVOLUIR, é isso que temos de fazer, evoluir.
Porque tomei eu esta decisão?
PORQUE ALGUÉM QUE SE INTERESSA POR MIM, E QUE EU CONSIDERO E ESTIMO MUITO, CHAMOU-ME A ATENÇÃO PARA OS MEUS DEFEITOS, E PARA TUDO (MUITO) O QUE TENHO DE MELHORAR NA MINHA VIDA, um deles era a educação.
SÓ TENHO DE AGRADECER Á PESSOA QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO!!!
Aliás considero essa pessoa a minha melhor Amiga.
Era só isto que te queria dizer Amigo Donato, vemo-nos nas frequências e nos exames finais, não te esqueças, estou a contar contigo. Como disse no outro Blog, tenho E MANTENHO um grande respeito e amizade por ti, e como tu sabes não se escolhe ser amigo de alguém, somos sim amigos de quem respeitamos.
Eu pelo menos tento ser assim…

Insólito

Caros leitores, antes de mais um bem haja ao “reles banditismo” Albanês. Não é que o Presidente dos Estados Unidos da América foi acenar para uma multidão numa praça Albanesa, e, ficou sem o seu preciso relógio de ouro.
Apetece-me lançar um comunicado para uma qualquer rádio Albanesa:
- Caros ouvintes… Tranquem as janelas e as portas, reforcem as lajes de betão porque o Mr. President ficou sem o relógio.
- Aí vem míssil “terra ar” ou o que quiserem. Lá que vai doer vai.
P.S. Em relação ao texto do colega Donato, posso afirmar que da minha parte não existe qualquer problema em publicitar neste espaço um outro qualquer Blog de grupos dentro da UMA, bem como, não me incomoda minimamente que o meu nome figure no seio desses grupos. Sinto-me vivo. Grande abraço Donato e prepara o fogão porque avizinham-se noites de estudo.
Um dia destes, visitei o inenarrável blog do “elogio mútuo”: «aquilo è de partir o caco a rir! Não è que, descobriram que o elogio è melhor para recompor o cérebro, do que, um composto vitamínico; À mentes fantásticas, não há?» Já agora deixo-vos o endereço, afim de partilharem do mesmo gozo que senti! http://ccb-uma.blogspot.com «hooops!... O administrador do blog “porta.34” depois de ver esta publicidade gratuita, vai certamente passar o resto do dia, a pensar e dizer “cobras e lagartos” da minha pessoa.»

Mas vamos ao mais interessante, ao visitar o dito cujo, descobri que um dos nossos “magnificos” cronistas: «Bem... Sinceramente!... Na verdade!... È mais uma “espécie” de cronista, atendendo a que, os únicos textos que escreveu quase com palavras suas, neste blog, foi um para chamar “alhos e bugalhos” ao maior poeta Português do Sec.XX nomeadamente, Fernando Pessoa e outro para dizer que não gostava de pimentões»

Fiquei! Deveras, espantado com o currículo que este colega apresenta no referido blog, é que o mesmo reconhece ter profundos conhecimentos de psicologia, sociologia de “Quiméria” , diplomado em análise transaccional (estes dois últimos não me perguntem o que é? Porque nunca ouvi falar) e, não é que, com estes conhecimentos todos, resolve escrever um texto a traçar o perfil psicológico e físico de alguns colegas e amigos, elogiando tudo e todos,(como eles adoram) sendo que este pobre escriba (eu) em vez de um elogio, apanho com uma descompostura.(será por ter partido uma perna?)

Não quero terminar, sem deixar um conselho ao nosso amigo diplomado numa área estranha (se calhar foi na mesma faculdade do “Eng.” Sócrates) «Ò homem porquê estudar mais ? trabalhar na “casa da luz” dirigir um clube no qual, a sua própia carrinha é capaz de transportar de uma só vez , todos os seus sócios. Agora a sério! Abre um consultório e torna-te BRUXO, até és capaz de ter um futuro brilhante.»

P.S.
Quem desejar ver traçado o seu perfil psicofisiológico, (que palavrão) favor deixar nome, data de nascimento,estado civil e preferência sexual. Prometo interceder junto do "bruxo", afim de o mesmo analisá-lo. O qual, certamente responderá com um rasgado elogio.

UMa júnior abre oito cursos de Verão

UMa júnior abre oito cursos de Verão

"Programas de estudo dão a oportunidade de conhecer e desenvolver projectos em áreas científicas


Os cursos de Verão da Universidade da Madeira (UMa) oferecem aos jovens da Região uma primeira oportunidade de entrar em contacto com o espaço e ambiente da universidade.Este ano, os cursos UMa Júnior englobam as áreas da Educação Física e Desporto, Biologia, Arte e Design, Psicologia, Línguas, Literatura, Cultura e História. Os oito cursos coordenados por docentes da UMa e ministrados por monitores decorrem durante a semana de 15 a 21 de Julho entre as 9 e as 18 horas.As pré-incrições realizam-se nos serviços Académicos da UMa, de 18 de Junho a 2 de Julho, e a inscrição com o pagamento de 80 euros de 4 a 8 de Julho.A propina inclui a participação nas actividades, o almoço e os lanches."

12/06/07

Grande Ronaldo

Consta que o futebolista, Cristiano Ronaldo fez ranger uma série de dentes dourados da Madeira nova...
Resta saber se quando esta "mega estrela" era criança, (infantil do Nacional), esses senhores tinham barcos e helicópteros fretados para o galantear?
Grande Ronaldo.

Dia de Portugal

Ao assistir no domingo passado pela televisão, às comemorações megalómanas referentes ao Dia de Portugal, confirmei o que à muito suspeitava, ou seja; Como é que um Pais que atravessa uma grave crise económica, social, de valores, onde ultimamente encerram fabricas, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais e Universidades (por enquanto privadas) consequentemente aumentando o desemprego para o maior número desde à duas décadas, cria politicas fiscais com o objectivo de lesar, constringir, (para não dizer sugar) a classe média (a qual, praticamente já não existe) e a classe menos favorecida, beneficiando, pelo contrario os ricos (nesta classe incluem-se os políticos de carreira) os quais “engordam como perus” de dia para dia pode orgulhar-se tanto da sua existência? Um Pais em que a maior parte dos cidadãos não se revê nos seus políticos, classificando-os como um bando de corruptos, mentirosos, esbanjadores, repletos de mordomias. Um Portugal que é visto e classificado (à boca pequena) e de vez em quando repreendido pelos demais parceiros Europeus, que, comungam dos mesmos adjectivos para caracterizar na generalidade a sociedade Portuguesa.
É, este pobre Pais, que para espanto de todos organiza uma parada militar ao estilo da antiga União Soviética ou da famigerada Cuba? Aquilo eram tanques lança mísseis, lança pontes, carros anfíbios, blindados todos apetrechados, navios de guerra, submarinos, caças F16 etc. Resumindo, todo um manancial de equipamento militar, que faria inveja, ou mesmo corar Fidel Castro comparativamente ao seu.
Concluindo, na minha modesta opinião, tratou-se mais do Dia de Cuba ou de um capricho esbanjador de Sócrates, “estrangulador de Zés Tugas”, do que propriamente o dia da nação que me viu nascer.

Videos !

Já que falamos em futebol, aqui têm um reportório de fintas absolutamente formidáveis.
São pessoas muito boas naquilo que fazem. Merecem obviamente serem tratados como artistas. Mobilizam massas, são símbolos, exemplos para a juventude.
Quando observo estes momentos, apetece-me repetir uma frase que ouvi: “…Que me desculpem as feias mas beleza é fundamental…”
Aqui está o que interessa. O VIDEO (cliquem em cima da palavra vídeo).
Já agora as senhoras que me desculpem estes post dedicados ao “Desporto Rei”

Parece que vem artista !

O Sporting contratou por empréstimo o internacional Brasileiro de 22 anos Gladston. Espero que marque muitos golos contra o Benfica iguaís a este. Digo eu... (Clique aqui para ver o golo)
Boa sorte miúdo.

11/06/07

História da Madeira

Saudações!
No último sábado, nós, alunos do 3º ano de Ciências da Cultura (TB), tivemos o privilégio de ter uma aula prática de História da Madeira. Muitos perguntar-se-ão como pode uma aula de história ser "praticada", mas... A verdade é que o Prof. Adriano fez "história".
No sábado, às 8.30, encontrámo-nos todos na parque anexo à UMa e só chegámos às 20h!!! Saímos, de autocarro, para um passeio que se nos viria a revelar inesquecível: passámos por Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Madalena do Mar, Arco da Calheta, Paul da Serra...(isto só para começar!). O lugar que a mim (e a algumas colegas) me fascinou mais foi o Fanal, nomeadamente a lagoa que se formou na cratera de um vulcão e a paisagem em redor. Descobrimos lugares soberbos, de toponímia engraçada e erótica até (O "Santo" da Ribeira da Janela é demais).
Foi um convívio espectacular, que, honestamente, espero vir a repetir.
Queria deixar o meu agradecimento ao Professor Adriano, pela iniciativa e pela descoberta que nos proporcionou para com a nossa própria ilha (queremos mais!!!) e também à colega Maria da Paz, pela música/voz e acolhimento (o meu obrigada também à Teresa. Adorei a salada!).
Espero que este tipo de iniciativa se promova e se repita, porque, apesar de anteceder a altura dos exames e de tantos trabalhos para entregar, foi uma aula que, com muito agrado, ficámos até "depois da hora". Venham mais como esta!

Lénia Serrão

Solidão...

Sentimos a solidão de muitas maneiras.
Sentimos de e sofremos de várias maneiras, mas só os poetas a podem colocar em palavras.




Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo…
Isso é carência

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar…
Isso é saudade

Solidão não é o retiro voluntário que nós nos impomos, ás vezes, para realinhar os pensamentos…
Isso é equilíbrio

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida…
Isto é um princípio da natureza

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado…
Isto é uma circunstância

Solidão é muito mais do que isto
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.

Chico Buarque de Holanda

Última hora

O Jornal "A Bola" elegeu o guarda-redes Quim como o melhor da época 2006/2007.
Portanto o Ricardo que guardou as redes da melhor defesa da Europa, e, o Helton as do campeão, foram preteridos para o 2º e 3º lugares.
Como sempre o Benfica tem de ganhar alguma coisa. Ainda bem que foi o Quim a ganhar este prémio e o seu clube o 3º lugar. Que seja sempre assim.

O nosso dia

Ontem foi do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, e, lamentavelmente não me lembrei de colocar qualquer “Post” no nosso espaço, alusivo a tão grandioso dia, o de Camões.
Sinceramente, questionei-me (enquanto apanhava sol na praia), se deveríamos festejar o dia de Portugal? Se Portugal poderia festejar o que quer que fosse? A conclusão que tirei foi a de que o nosso país é maravilhoso.
Merece ser festejado!
Apesar de não ser uma Suécia, (não gostava de ser Nórdico), tem as suas virtudes, o seu encanto, a sua história e o seu défice.
Parabéns ao meu País.