25/05/07

Pequenos Contributos para a Cultura

Outro dia fiquei curioso ao ver um programa sobre a Índia. Numa determinada localidade, os jovens preparam a entrada na universidade estudando entre as 04h00 e as 08h00 numa escola apropriada para o efeito. Após aquela hora, vão para o ensino secundário normal. Os que conseguem entrar para a faculdade e terminam os seus cursos são recrutados pelas grandes empresas dos EUA.
Confesso que fiquei surpreendido com a objectividade apresentada pelos alunos que iam sendo entrevistados ao longo do programa. Apresentavam uma felicidade indescritível e salientavam com afinco os objectivos traçados bem como as metas a atingir. Um objectivo apenas, vencer na vida.
Ah! Amigo Valentim Sousa, estejas onde estiveres, como tinhas e tens razão, quando naquela tarde de verão no Porto Santo, afirmaste a um jovem: “ Se quiseres vencer na vida tens, de lutar!”
Folheando o Livro “ Ao Redor de Um Ideal ” do escritor madeirense, Eutíqueo Fusciano, deparo-me no Prólogo, com uma breve passagem de Luísa Ornelas Tomaszswska *, Agosto de 1937, a propósito de Abel Ferreira que com 16 anos idealizou e construiu a Escola Nuno Alvares, Capela de S. José.

Cito,

“ É que o entusiasmo não é uma ilusão fugaz, um sentimento passageiro, incompatível com o senso prático. É um são optimismo, um calor que nos dá força para a luta, uma luz que nos revela quase o fim a atingir. É estímulo que nos faz ter nos atritos e nas dificuldades da vida, não motivo de desalento mas merecimentos a colher, degraus a subir. O entusiasmo dá-nos asas, mas quem voa, quem paira nas alturas como a águia, atinge mais rapidamente os cumes.
Quem será coroado, senão aquele que lutou? “

* - Esposa do Conselheiro Ayres de Ornelas
Até à semana..
Justino Rodrigues

23/05/07

Opinião

Começo a minha primeira crónica, por elogiar a nossa prestigiosa e bela colega, Marina, aluna, da licenciatura, parecida com a nossa (Ciências da Cultura), nomeadamente, Comunicação Cultura e Organizações. Pela sua brilhante prestação e demonstração dos conhecimentos adquiridos, (certamente parte dos quais , no referido curso), no inenarrável concurso “ A BELA E O MESTRE”, deu “cartas” a todas e todos, Inclusive ao mestre. Vencendo, e muito bem ,o referido concurso.
Não percebo! Com a oportunidade de terem uma colega de curso, celebridade Nacional, não aproveitaram para divulgar o mesmo e a Instituição a que pertencem. Se fossemos nós (C.C) particularmente, Turma B 2º Ano “Isto era a “galinha dos ovos de ouro” faríamos conferências no Kelt`s , na sala do senado, em São Vicente convidando as mais ilustres figuras públicas da Região(unicamente os de vocação alaranjada) inclusive o Reverendo Bispo, afim de discursarem .Estas conforme combinado, elogiavam as virtudes do nosso curso. Nós, pela nossa parte , agradecíamos, e elogiava-mos as obras das referidas figuras.(uma espécie de” escola do elogio mútuo”)
Agora a sério! Tenho uma ideia fantástica para propagandear o nosso curso. Vamos promover um novo concurso, intitulado, A BELA -COM - CRÃNIO E O MESTRE – DE – OBRAS . Dado que os elementos masculinos da nossa turma, são na sua maioria o estereótipo do “Macho Latino” com um inato dom para atirar piropos. Fazem de mestres de obra. As fêmeas de belas com crânio. No final ganha aquele atirar o maior piropo, do tipo:
Mestre – Chupava-te o sangue!
Bela – Espera pelo período!

Há coisas fantásticas! Não há?

Saudações Académicas, (Para a semana revelo, novas ideias.)
Miguel Donato – J.E.F.

22/05/07

Cronica do Diogo

Olá a todos, chamo-me Diogo Luís, sou aluno do Curso de Ciências da Cultura da UMa.
Cabe-me hoje a especial tarefa de preencher o espaço da crónica semanal, mas, nem de perto nem de longe sinto-me com condições para escrever o que quer que seja. Socorri-me então de um poema de um “Amigo” meu, um tal de Fernando Pessoa (entre outros heterónimos), os comentários são da minha responsabilidade mas penso que os pensamentos que expresso são de muitos de nós…
“A felicidade exige valentia.”
Fernando Pessoa (1888-1935)
(Amigo Fernando, tens razão, tens muita razão, se calhar valentia até ao extremo de sermos considerados loucos!!!)
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não me esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo, e só eu posso evitar que ela vá à falência.”
(Amigo Pessoa, cada vez mais me considero mais ansioso e mais irritado, ansioso e irritado com as falências humanas que vejo à minha volta sem poder fazer nada, porque estou só, e só de nada valho…)
“Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.”
(Claro Ricardo Reis, eu sei que vale a pena viver, agora viver as incompreensões, crises, problemas, é que começam a fazer um pouco de, digamos, “comichão nos tomates” entendes? Sobretudo as incompreensões …)
“É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.”
(Sem dúvida Amigo Álvaro de Campos, tento me lembrar e sobretudo tento me “agarrar” de unhas e dentes a esse pensamento de esperança, sempre todos os dias sem excepção!

“Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.”
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não.”
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.”
(Amigo Alberto Caeiro, segurança adquire-se, só a vida nos dá a segurança de receber uma crítica injusta, mas essas injustas críticas revoltam-me cada vez mais e a segurança dos que proferem essas críticas injustas se calhar não é eterna…)
“Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo..."
(Infelizmente Amigo Bernardo Soares, na vida que lavamos digamos que pedras para o nosso castelo não faltam, faltam se calhar quem as distribua pelas aldeias todas, é que, sabes, muitas pedras e propositadamente no nosso caminho são “dificeís” de entender, entendes, desculpa a franqueza mas como és um grande Amigo meu estou à vontade…) .


Falamos para a semana ok?
Diogo Luís

21/05/07

Pretendes trabalhar ou queres um emprego?

Na última aula de Comportamento Organizacional, ficou a pretenção de recrutar uma pessoa para um novo projecto:
Função: Assistente (do Gestor do Prime Center Liberfin do Funchal)Entidade promotora da oferta: Prime Center Liberfin – Funchal/Madeira
Local de trabalho: Centro do FunchalTiming de ingresso na função: Admissão imediata.
P.S. Esta informação foi-nos facultada na aula de Comportamento Organizacional na sexta-feira (18.05.2007). Se pretenderem mais esclarecimentos, contactem qualquer um dos vossos representantes ou vão a este site: www.ricardofabricio.com