05/07/07

PROPINAS

É com alguma nostalgia (apesar do tema que abordo) que vos descrevo um episódio que ocorreu ontem, aquando a reunião de senado na UMa.
Apesar da lista quase infindável de pontos, que compunham a ordem de trabalhos, entre aprovações e alterações de regulamentos, eis que se destacava o vocábulo que todos os estudantes mal utilizam senão para dizer mal ou abolir: PROPINAS. Nem era preciso ler o resto para saber que se referia ao aumento, acerto, ractificação,... O que lhe queiram chamar! Quase 950 euros? Nós chamamos um roubo! Qualquer dia pagamos o equivalente ao Ensino Privado... Enfim!
Pondo de parte as minhas lamúrias pessoais (que penso serem colectivas), venho relevar a atitude dos alunos (poucos, diga-se de passagem, porque muitos faltaram) que se dignaram a comparecer à dita reunião. Assim que se aproximou o ponto de discussão sobre as malvadas (leia-se propinas), os alunos presentes ergueram-se e foram-se embora da sala do senado (claro que eu também saí!), fazendo com que não houvesse quorum pra levar a reunião avante.
Foi uma forma muito sóbria e discreta de todos, enquanto representantes, demonstrarmos o nosso desagrado e oposição face a semelhante resolução.
Não vos parece estranho que, no ano em que o corte orçamental da Universidade é o mais notório, em que se "dispensam" (fica mais bonito que a conjugação do verbo despedir) vários docentes e, na altura em que diminuem o número de cadeiras anuais, vão optar por aumentar as propinas? É que se o aumento do montante se revertesse no aumento da qualidade do ensino... Será que a DECO nos pode acudir??? Alguém?

Digam NÃO ao aumento das propinas!

Manifestem-se e, se não estudam, sejam solidários com quem estuda e quer continuar a estudar. Lembrem-se, os vossos filhos também devem querer seguir o rumo universitário!
Não façam do Ensino Superior uma coisa elitista.

Lénia Serrão

2 comentários:

Anónimo disse...

Colegas
Eu sugiro que elaboremos um documento de contestação (partindo deste Blog) para enviar para o Ministério da Educação.
Assim não pode ser.
Obrigado Lénia
Aqui está o site da a DECO: http://www.deco.proteste.pt/

Anónimo disse...

Caros alunos,
Deixo aqui uma sugestão....
Acabei a minha licenciatura em 2005 na Universidade Técnica de Lisboa, e o pagamento da propinas fazia-se da seguinte forma: a propina fixada era de 890 euros (pagas em 3 prestações), mas os para os alunos bolseiros fixaram o montante de aproximadamente 500 euros (n sei precisar). Ora os alunos que auferiam a bolsa social da universidade pagavam menos de propinas, a isto chama-se em linguagem de finanças públicas justiça redistributiva. O Instituto que frequentei e ainda frequento (fase de conclusão de mestrado)tem 6 licenciaturas e 1700 alunos, vários cursos de P´s-Graduação. Mestrados e Doutoramentos.
A minha opinião em relação à Uma é de que para a qualidade da oferta disponibilizada, é muito caro aquilo que se paga!! Desculpem a minha sinceridade... Pensem na sugestão!!