11/06/07

História da Madeira

Saudações!
No último sábado, nós, alunos do 3º ano de Ciências da Cultura (TB), tivemos o privilégio de ter uma aula prática de História da Madeira. Muitos perguntar-se-ão como pode uma aula de história ser "praticada", mas... A verdade é que o Prof. Adriano fez "história".
No sábado, às 8.30, encontrámo-nos todos na parque anexo à UMa e só chegámos às 20h!!! Saímos, de autocarro, para um passeio que se nos viria a revelar inesquecível: passámos por Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Madalena do Mar, Arco da Calheta, Paul da Serra...(isto só para começar!). O lugar que a mim (e a algumas colegas) me fascinou mais foi o Fanal, nomeadamente a lagoa que se formou na cratera de um vulcão e a paisagem em redor. Descobrimos lugares soberbos, de toponímia engraçada e erótica até (O "Santo" da Ribeira da Janela é demais).
Foi um convívio espectacular, que, honestamente, espero vir a repetir.
Queria deixar o meu agradecimento ao Professor Adriano, pela iniciativa e pela descoberta que nos proporcionou para com a nossa própria ilha (queremos mais!!!) e também à colega Maria da Paz, pela música/voz e acolhimento (o meu obrigada também à Teresa. Adorei a salada!).
Espero que este tipo de iniciativa se promova e se repita, porque, apesar de anteceder a altura dos exames e de tantos trabalhos para entregar, foi uma aula que, com muito agrado, ficámos até "depois da hora". Venham mais como esta!

Lénia Serrão

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas!!
Desde já felicito o vosso blog, pois contém informação útil quer para alunos quer para um simples visitante como eu.
Gostaria de felicitar o Prof. Adriano por ter tido este tipo de iniciativa. É uma maneira divertida e prática de se descobrir a ilha: levando cultura e conhecimento aos alunos, fora das 4 paredes a que estão normalmente habituados.
Penso que, de certa forma, a assimilação do conhecimento é mais rápida!
Pelo que li parece que foi uma experiência engraçada e inolvidável para a turma do 3º ano. Força pessoal exijam mais iniciativas destas :)!
Bem hajam...

Anónimo disse...

Lénia,
como pudeste esquecer de agradecer as anedotas do condutor do autocarro e aquele fabuloso Madeira mix!!! lol
Ok, agradeceimentos à parte, espero que os colegas dos outros anos possam usufruir de uma iniciativa como esta. Foi FANTÁSTICO, LINDO. Resta acrescentar que, como madeirense, condeno-me por não conhecer melhor a ilha. Sábado, vi lugares paradisíacos. Não cometam o mesmo erro e, nos tempos livres, explorem esta maravilhosa pérola. Ah, já esquecia, sabiam que na Madeira existe a Fonte da Crica e o Lombo das Mamas? Aprender pode ser divertido...
Carla Ferreira