31/03/08

Parabéns ANAFRE

A Associação Nacional de Freguesias, (ANAFRE), organizou na Região Autónoma da Madeira, no passado fim-de-semana o seu XI Congresso. Esta reunião solene foi um sucesso estrondoso nos campos respeitantes ao debate, às novas conquistas para os órgãos de poder locar e na afirmação das Juntas de Freguesia no panorama político nacional. O XI Congresso com o nome “Freguesias Lugar de Democracia”, chegou mesmo a motivar um recuo do Governo da República. Mas este último item não deve ser vangloriado porque é uma prática habitual nas sucessivas indecisões que nos têm marcado.
Para a ANAFRE e o seu Presidente Armando, uma grande salva de palmas.

24/03/08

Estado Novo de regresso

Hoje pela manhã recebi uma mensagem de correio electrónico com o título “Impostos”, ponderei em não abrir mas, depois de algumas hesitações lá carreguei no botão do rato do computador para observar atentamente a próxima manhosice que se me deparava. Eu digo manhosice porque neste país quando a palavra impostos emerge, a classe média decresce portanto nunca é bem vinda. De qualquer forma vamos ao que interessa… não é que este novo Governo da Republica quer adoptar mais uma medida brilhante que consiste em obrigar “os contribuintes recém-casados a responder, ao abrigo do dever de colaboração com a administração fiscal e no prazo de 15 dias, a um vasto conjunto de informações relacionadas com a realização do seu casamento. Caso não o façam dentro do período temporal estabelecido, são ameaçados com a instauração de um processo de contra-ordenação fiscal punível com uma coima que varia entre os 100 e os 2500 euros.” Logo, para além da malta ser obrigada a declarar mais impostos quando se casa, também tem o dever de informar o Estado se no dia em que casou foram realizados mais matrimónios. Parece-me a mim que o Estado Novo e os “bufos” inerentes estão de regresso. Mas não se preocupem que o truque deste Governo da República é avançar junto da comunicação social com medidas radicais para chocar a opinião pública, recuando posteriormente com o fingimento de que o fez para o bem de todos os Portugueses.

03/03/08

Site fantástico !

Caros colegas!
Aqui está um site onde podem consultar livros gratuitamente: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Aproveitem!

22/02/08

Frase da semana

Desculpem-me a ousadia, mas eu não podia deixar de colocar esta frase do Vasco Pulido Valente que encontrei por aí algures num outro Blog.

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a National Geographic:Gosto de ver fotografias de lugares que sei que nunca irei visitar.”

Como diz o meu meio irmão, companheiro da UMA Miguel Donato, há coisas fantásticas não há?

13/02/08

Se a montanha não vai a Maomé...

"Iracema José de Alencar
PRÓLOGO
(da 1ª edição)
Meu amigo.
Este livro o vai naturalmente encontrar em seu pitoresco sítio da várzea, no doce lar, a que povoa a numerosa prole, alegria e esperança do casal.
Imagino que é a hora mais ardente da sesta.
O sol a pino dardeja raios de fogo sobre as areias natais; as aves emudecem; as plantas tanguem. A natureza sofre a influência da poderosa irradiação tropical, que produz o diamante e o génio, as duas mais brilhantes expansões do poder criador.
Os meninos brincam na sombra do outão, com pequenos ossos de reses, que figuram a boiada. Era assim que eu brincava, há quantos anos, em outro sítio, não mui distante do seu. A dona da casa, terna e incansável, manda abrir o coco verde, ou prepara o saboroso creme do buriti para refrigerar o esposo, que pouco há recolheu de sua excursão pelo sítio, e agora repousa embalando se na macia e cómoda rede. "
O texto anterior está escrito em Português do Brasil e foi retirado deste site: http://virtualbooks.terra.com.br/
Nota: Quem quiser consultar o livro na integra para lê-lo comodamente no ecrã do seu computador, pode dirigir-se a este endereço: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/Iracema.htm

12/02/08

Grande Churchill

“Estou sempre disposto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem ..."

Churchill, Winston

06/02/08

Não percam a RTP - M amanhã!

Caros colegas!!!
Amanhã (07.02.2008), pelas 19:00 a aluna da Universidade da Madeira, Cristina Coelho, vai actuar na RTP – Madeira no programa “Lado a Lado”, de Sofia Relvas.
Trata-se de uma jovem de 18 anos que pretende demonstrar o seu talento no mundo da música.
Não percam!
Se quiserem enviar uma mensagem de felicitação à nossa colega, basta clicar sobre o nome da mesma que será encaminhado para o seu e-mail pessoal.

22/11/07

Grande Evento

Os alunos do Curso de Ciências da Cultura da Universidade da Madeira e a Casa do Povo da Camacha apresentam:
"A Vida e Obra do Conselheiro Ayres de Ornelas"
Dia 07 de Dezembro, pelas 19 horas na Casa do Povo da Camacha
Programa:
18:30
Abertura solene— Exma. Srª. Presidente da Casa do Povo;
19:00“A Vida e a Obra do Conselheiro Ayres de Ornelas” - Prof. Dr. Paulo Miguel Rodrigues
19:30 “A Cultura e a Importância do Curso Ciências da Cultura” - Profª. Drª. MariaTeresa Nascimento;
20:00
“O Ensino Religioso e a Origem do Folclore” - Prof. Dr. João Adriano Ribeiro;
20:30 Ingrid Robidas - Intercâmbio entre a Universidade Laval e a Universidade da Madeira;
21:00 Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Moderadores: Justino Rodrigues, Lénia Serrão, Rui Alberto.
Secretariado: Jorge Lucas, Bruno Guerra e Jessica Sousa.
Entrada Livre

19/11/07

Parabéns colega

Ana Rodrigues lançou ontem na FNAC Madeira o seu primeiro romance intitulado “Ao Encontro do General”, editado pela Papiro Editora.“Ao Encontro do General”, segundo a autora, é «uma viagem imaginária feita a países tais como Alemanha ou Grécia (sul)». Refere que a obra foi escrita «numa fase difícil da minha vida, de «solidão interior», que, em vez de me deixar amargurada, estimulou-me a imaginação e a criatividade». «Escrevi-o a pensar nas pessoas que não gostam de ler, porque estas estão mais “isoladas” do que eu estava. Um livro é uma companhia»,acrescenta. Ana Rodrigues é natural de Lisboa mas reside na Madeira, onde exerce o cargo de assessora da vereação do Ambiente e Educação da Câmara Municipal de Santa Cruz e dá apoio administrativo à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Santa Cruz. Além deste romance, a escritora tem já editados três livros infantis e um conto para adolescentes.

Este artigo foi retirado da edição de 19 de Novembro do Jornal da Madeira, suplemento de Cultura.

Sugestão da semana

Um blog, do nosso amigo Nuno Morna, “Onde se fala de cultura e de coisas boas que a vida nos pode proporcionar... ou não!”
http://bestofmadeira.blogspot.com/ .
Vale a pena passar por lá.

15/11/07

A Vida e Obra do Conselheiro Ayres de Ornelas

Os alunos do Curso de Ciências da Cultura da Universidade da Madeira e a Casa do Povo da Camacha apresentam:

A Vida e Obra do Conselheiro Ayres de Ornelas

Dia 07 de Dezembro, pelas 19 horas na Casa do Povo da Camacha
Programa:

18:30 Abertura solene— Exma. Srª. Presidente da Casa do Povo;
19:00“A Vida e a Obra do Conselheiro Ayres de Ornelas” - Prof. Dr. Paulo Miguel Rodrigues
19:30 “A Cultura e a Importância do Curso Ciências da Cultura” - Profª. Drª. MariaTeresa do Nascimento;

20:00 “O Ensino Religioso e a Origem do Folclore” - Prof. Dr. João Adriano Ribeiro;
20:30
Ingrid Robidas - Intercâmbio entre a Universidade Laval e a Universidade da Madeira;
21:00 Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Moderadores: Justino Rodrigues, Lénia Serrão, Rui Alberto e Luís Filipe Santos;
Secretariado: Jorge Lucas, Bruno Guerra e Jessica Sousa.
Entrada Livre

07/11/07

Conferência “A vida e obra do Conselheiro Ayres de Ornelas”

No próximo dia 07 de Dezembro, pelas 18h00, os alunos do curso Ciências da Cultura em conjunto com a Casa do Povo da Camacha, irão organizar uma conferência intitulada “A vida e obra do Conselheiro Ayres de Ornelas”, cujo orador principal será o Professor Doutor Paulo Miguel Rodrigues.
Este evento decorrerá no Departamento de Conferências da Casa do Povo da Camacha.
As fichas de inscrição circularão por todas as turmas do nosso curso.
Informo também que está a ser ultimado o transporte de autocarro da UMa até à Camacha, e, após a conferência haverá um convívio.
Informações adicionais:
Chefe do Secretariado:
D. Michelle Tlf - 291 922118
Tmn - 962488596

Lançamento do livro " Ao Encontro do General"

A autora, Ana Rodrigues, e a Papiro Editora irão lançar um romance com o nome, Ao Encontro do General, no próximo dia 18 de Novembro de 2007, pelas 19h00, na Fnac - Madeira.
A apresentação ficará a cargo do Dr. António Gonçalves.
Não faltem colegas.

17/08/07

Adeus Caroço









O externato Nuno Álvares vai fechar. No tempo do meu Pai era o “Caroço”, no meu já não era conhecido por este nome. Foi um colégio onde passei a minha infância e vou ter saudades.

Grande Agosto

Parece que o bem-estar, o sucesso, o conforto, a inteligência, a boa disposição, a beleza, uma habilidade especial que saia da mediania e ilumine um pouco mais o mundo nos incomoda. Como se o facto de não podermos oferecer consolação a quem não precisa dela tivesse algo de insultuoso.

P.S. Viva o União gastador e desgraçado. Algum dia perceberás que não vale a pena.

27/07/07

A nova carrinha do União

Aqui está uma solução para o desaire desportivo e financeiro que o “União da Bola” atravessa.
Este amigo robusto, ágil e engraçado, movido a água e cenoura, salvará todas as ingerências financeiras.
Garanto-vos que daria conta do recado. Transportaria os adeptos todos e passava o ano lectivo num part-time pela UMa.
Quem é amigo quem é?

17/07/07

Despertar maravilhoso

Existem coisas que realmente nos marcam na vida. Quer sejam pelas viagens que fazemos, vivências ou outra coisa qualquer.
Esta letra por demais repetida marcou-me e na minha opinião devería ser considerada "Património Mundial". Os compositores Tom Jobim e Vinicius de Moraes, preocuparam-se em descrever a beleza da mulher, da praia e do sol. Não falaram de ninguém, não foram hipocritas, simplesmente elevaram ao mais alto nível os parâmetros da originalidade e da criação. Grande coragem.
A decisão de colocar esta letra aqui deriva do facto de ter acordado ao som da mesma. Obviamente que o homem da Rádio não a colocou por saber que eu estava. O facto desta música existir alegra qualquer manhã. Elevo o facto da mesma existir, bem como, o facto de ela ter entoado os meus ouvidos pela manhã. Em relação a mim, resumo-me à minha insignificância perante a dimensão do texto.
"Garota de Ipanema
Olha que coisa mais linda,
Mais cheia de graça,
É ela menina, Que vem que passa
Num doce balanço, caminho do mar
Moça do corpo dourado,
Do sol de Ipanema,
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinho,
Ah, porque tudo é tão triste,
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha,
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse,
Que quando ela passa,
O mundo sorrindo se enche de graça
E fica mais lindo,
Por causa do amor"
Nota: Lénia desta vez foste tu a apanhar. Pseudo o quê??? lolololol. Ele é assim não ligues. São das dúvidas existênciais acumuladas. Nem o ano passa, só consegue dizer as coisas num Blog...lol e está a falar em mérito. Essa especiaria quando ter ver vai fugir como é apanágio. Ainda bem que não o represento. Da minha parte tens todo o apoio do mundo. Bjs e boa sorte para a UMa - Júnior.

16/07/07

Finalmente em descanso

Acabaram os exames! Nem acredito que acabei de escrever aquela frase. Que alivio.
Neste momento, estou a trabalhar no Porto Santo e, é com muita admiração que me deparo com o grau de desenvolvimento desta Ilha. As infra-estruturas desportivas aumentaram, a população está mais madura e mais culta (a maioria é do Sporting), a Vila tem outra graça. Este Porto Santo está bem melhor do que o do ano passado.
As coisas aqui evoluíram quer em termos humanos quer em termos desportivos.
Por aí, temos aqueles que imbecilmente se mantêm em escalões secundários com orçamentos fabulosos que prometem subidas anulamente e a única coisa que sobe é o número de chumbos em outras áreas que não o clube.
São as nossas tristes elites de cabeça grande.